Mais uma boa noticia para os apreciadores de cerveja...
Segundo especialistas do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, apresentaram que o consumo moderado de cerveja por atletas ajuda na hidratação diária. O estudo foi publicado na BBC Brasil e reproduzida pelo site Folha On-line aqui. O estudo intitulado "Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas", baseou-se em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC.
O melhor da pesquisa é que ficou constatado que os componentes da cerveja auxiliam na recuperação do metabolismo do atleta depois da prática desportiva de alto rendimento e também previne dores musculares. Além disso, a cerveja recupera as perdas hídricas e as alterações no metabolismo, após os exercícios físicos “tão bem quanto a água”, desde que o seu consumo seja moderado (em média 3 tulipas de 200ml para homens e 2 tulipas para mulheres).
Essa pesquisa sacramenta aquilo que alguns atletas brasileiros, principalmente do futebol já sabiam.
E não só os atletas...Nós, pobres trabalhadores, também sabemos disso, por mais que seja no senso comum, trabalhamos e estudamos arduamente e no final de cada período diário (quando há tempo e dinheiro), entornamos copos e mais copos de cerveja, para relaxar, curtir com amigos, conversar e fazer um excelente bem para a sua saúde. No site Corpo Saudável, há um complemento a mais para a reportagem publicada na Folha, confirmando mais uma vez o exercício “halterocopismo” ou na gíria popular, levantamento de copos.
Agora você pode me dizer que para os atletas o efeito é um, ou seja, melhora a hidratação, o metabolismo e blá, blá blá, whisky à sache, e que para as pessoas que não praticam esportes os efeitos poderiam ser outros, certo? Errado!!
Vamos pensar pelo lado de quem trabalha no mínimo 8 horas por dia, e estuda mais 4 horas no mínimo... Não merece espairecer um poquinho?
Ainda não é suficiente? Vamos responder algumas perguntas do nosso cotidiano sobre essa bebida tão apreciada...
1. A CERVEJA MATA?
Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea
2. O USO CONTÍNUO DO ALCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.
3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Óbvio que não! 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque.
4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre pode atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.
5. CERVEJA PODE ALTERAR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Nossa experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.
6. A CERVEJA ENVELHECE?
Sim. A cerveja envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.
7. A CERVEJA ATRAPALHA O RENDIMENTO ESCOLAR?
Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando seu rendimento com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina. Essa pesquisa foi feita de uma forma muito antiga. É a amostragem. O resultado é surpreendente!
8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome, inclusive o nosso, e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom. Uma dúvida levantada pelas mulheres.
9. CERVEJA ENGORDA?
Não. Quem engorda é você. E por último, a coisa que mais ouvimos quando estamos contando um causo e esquecemos no meio. Na maioria das vezes o raciocínio ou o fio condutor é cortado por aquele filho da puta que falei acima que vem perguntar se você tem um cigarro, sendo que ele resolveu que vai fumar, mas nunca resolve comprar uma carteira de cigarros.
10. A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
Cara! Já falei que não tenho cigarro pra você! Vai comprar o seu que tu fumou minha carteira toda! Desculpem, voltando à pergunta... Que eu me lembre, não.
Piadinhas infames de lado, o que vale mesmo é que está comprovado, aprovado, degustado e lavrado que a cerveja faz bem a saúde, e, portanto todos devem bebê-la sempre, antes, durante após as refeições, nos fins de semana, nas festas boas e nas ruins, com a família, amigos, alguns parentes (alguns, por que a maioria, só quer te sugar), enfim com todas as pessoas que lhe são agradáveis, pois, uma bebida agradável não pode ser tomada com pessoas desagradáveis (a menos que você queira envenená-las, mas usar cerveja para isso, vamos com calma...)
Portanto, antes de beber, saiba exatamente o que te faz bem ou não, e pare de recriminar o que as outras pessoas bebem, pois a pesquisa comprova e atesta a veracidade dos fatos...
Agora, me dêem licença que vou tomar o meu elixir para manter a minha saúde em perfeitas condições.